Chevrolet adia estreia de híbridos flex para 2026 no Brasil

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9 jul 2025

Chevrolet adia estreia de híbridos flex para 2026 no Brasil

Chevrolet muda estratégia e aposta no híbrido flex

Surpreendendo quem esperava ver já em 2025 um híbrido flex nas concessionárias, a Chevrolet anunciou que seus primeiros modelos nessa categoria só chegarão em 2026. A montadora acena para a realidade do mercado brasileiro, dominado por modelos que rodam no etanol, e se distancia, ao menos por enquanto, da estratégia totalmente elétrica que vinha sendo defendida nos últimos anos.

Segundo o vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua, o time de engenharia da marca está debruçado no desenvolvimento dos novos veículos híbridos com tecnologia nacional. Ele falou diretamente de Detroit durante um encontro com a imprensa, enfatizando que a mudança leva em conta tanto a infraestrutura quanto o hábito dos consumidores brasileiros, que priorizam motores flex.

Como serão os modelos híbridos flex da Chevrolet?

Os modelos Chevrolet híbridos flex vão adotar o sistema de 48V mild-hybrid (MHEV), aquele que oferece uma ajuda extra do motor elétrico principalmente em arrancadas e retomadas, reduzindo consumo e emissões. O destaque é que os veículos seguirão compatíveis com o etanol, combustível amplamente utilizado no país e que se encaixa na política de combustíveis renováveis brasileira.

A projeção inicial da GM é lançar ao menos três novos veículos com essa tecnologia, sendo que dois deles usarão o híbrido flex com produção garantida em território nacional, aproveitando as fábricas já instaladas no Brasil. A informação de lançamento em 2025 chegou a ser cogitada por sindicatos, mas a marca colocou um freio: só em 2026 mesmo.

Entre as apostas futuras, a GM ainda estuda trazer variantes plug-in, que poderão ser abastecidas tanto com eletricidade quanto com etanol ou gasolina. Isso amplia ainda mais as opções de economia e adaptação ao cotidiano do motorista brasileiro, já que amplia a autonomia e reduz a dependência de carregadores rápidos, algo ainda escasso por aqui.

  • Três modelos híbridos previstos: dois com motor flex e um ainda sob estudos
  • Estratégia inclui versões plug-in híbridas flexíveis
  • Produção nacional mantém empregos e aproveita expertise local

Essa nova rota da Chevrolet acontece num cenário em que concorrentes como Stellantis e Honda também largaram na frente com soluções híbridas adaptadas ao Brasil. O recado do mercado é direto: o comportamento do consumidor e a infraestrutura local ainda não estão prontos para o salto massivo aos 100% elétricos, mas querem opções que reduzam custos e poluição sem abrir mão da praticidade do etanol.

A disputa agora é para ver quem entrega primeiro – e com mais eficiência – essa nova geração de carros para o país.

Aurora Monteiro
Aurora Monteiro

Sou especialista em notícias e gosto de escrever sobre os acontecimentos diários no Brasil. Minha paixão é informar e engajar o público com as últimas novidades. Trabalho como jornalista há mais de 20 anos e adoro o dinamismo da minha profissão.

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