Vestuário

Visto de longe é engraçado. Mas, embora os jovens fizessem gato e sapato com suas calças jeans (incrementando, bordando, cortando, desbotando mais etc, como hoje em dia, aliás), na década de 70 (finzinho dela já)  nenhum fabricante de jeans admitia isso publicamente. Daí Ulisses, Hermes Ursini e José Fontoura da Costa, na agência JWT de São Paulo, iniciaram a revitalização da calça Us-Top da Alpargatas com o conceito “a calça que desbota e perde o vinco”. Foi o início de uma onda que prosseguiu por todas as campanhas seguintes. Más-línguas insinuaram que a campanha era coisa de maconheiros. Talvez porque essa propaganda foi um grande barato e sucesso total, isso sim.

A campanha da JWT-SP é do tempo em que não havia nada parecido com animação digital (nem computadores ou web, aliás). Daí o grande mérito do animador Walbercy Ribas em fazer “dedinhos” dos pés falarem, dançarem, cantarem! Muitos redatores atrás da campanha impressa e dos comerciais de televisão, Ulisses apenas um deles.

Perdi as outras peças desta campanha. Ulisses e Bjorn Norking, na Almap.