Ulisses Tavares » Livros para Jovens

Livros para Jovens

SETE CASOS DO DETETIVE XULÉ
64 pgs – Ilustrações de Angeli – Editora Saraiva

Um detetive competente, mas nem um pouco sério

Um brasileiro normal. É assim que se define Oduvaldo Sampaio Pires da Silva, bem mais conhecido como detetive Xulé. Sempre alerta, ele se vê às voltas com os mais diferentes casos policiais. Envolve-se com bruxas, jóias egípcias, sumiços de gatos, assaltos e muito mais! Com uma grande dose de humor e ironia, detetive Xulé vai conduzindo suas investigações de maneira divertida, prendendo a atenção do pequeno leitor.

 

SÓ NÃO VENHA DE CALÇA BRANCA – CÃOGRAFIA AUTORIZADA
DE TUTTY ANTONIO

96 pgs – Ilustrações de Nill – Editora Saraiva

A “cãografia” bem-humorada de Tutty Antonio

Tutty Antonio, um cachorro da raça English Springer Spaniel, é muito especial. Neste livro, ele abre seu coração para contar como é a vida de cachorro. Como bom observador e metido a filósofo, discorre sobre suas manias, suas brincadeiras, sua vida afetiva. É claro que não poderia deixar de falar sobre nós, os seres humanos! Uma “cãografia” autorizada e narrada a Ulisses Tavares, poeta e publicitário premiado, e escritor de estimação do Tutty Antonio.

 

VIVA A POESIA VIVA
80 pgs – Ilustrações de Alexandre Segrégio – Editora Saraiva.

O lirismo enxuto, a ironia e a perplexidade da poesia contemporânea

Reunião de poemas inéditos de Ulisses Tavares e os melhores de dois livros anteriores, que mesclam temas atuais, como fome, natureza e política, com outros ligados ao cotidiano, aos sentimentos e ao próprio ato de escrever. No prefácio, Ulisses discute a natureza e a função da poesia e possibilita um diálogo com seus leitores e/ou outros poetas.
Um livro para quem faz e lê poesia, para quem deseja conhecer o mundo e a si mesmo.

 

HISTÓRIAS QUENTES DE BICHOS E GENTES
60 pgs – Ilustrações de Cláudio Martins – Editora Geração

• ADOTADO: MEC e outras fundações de cultura e educação

Histórias que aquecem o coração.

Em Histórias Quentes de Bichos e Gentes o escritor e poeta Ulisses Tavares consegue tocar o coração não só das crianças, mas dos adultos também. O livro é composto de várias pequenas histórias – de bichos e de gentes -, onde a tônica é uma surpresa a cada palavras, a frase saborosa, a imaginação livre. Com esses ingredientes o autor consegue ser ao mesmo tempo simples e profundo, criando uma literatura que seja uma brincadeira e falando de temas sérios, no melhor estilo da tradição que tem como mestres La Fontaine e os Irmãos Grimm.

 

FÁBULAS DO FUTURO
96 pgs – Ilustrações de Juvenal Ramos – Editora do Brasil

Uma mistura empolgante de ficção científica, fantasia e pluralidade cultural.

Alguns potes de barro são descobertos em uma caverna e, dentro deles, documentos antiqüíssimos que narram os costumes e a vida de povos de um futuro longínquo. É a partir do conteúdo imaginário desses pergaminhos que Ulisses Tavares irá nos conduzir em sua máquina do tempo e nos levar a uma visita a um mundo estranho, de povos e planetas bastante diferentes.

 

CAINDO NA REAL – Poemas
96 pgs – Ilustrações de Gilmar  – Editora Moderna

A barra e a farra da vida de hoje.

“Caindo na Real” reúne poemas de Ulisses Tavares articulados em dois eixos temáticos. Os poemas da primeira parte desenvolvem temas mais subjetivos, explorando a função expressiva da linguagem ao tratar do desenvolvimento das potencialidades amorosas e afetivas, muitas vezes bloqueadas pelo medo e pela insegurança. Os poemas da segunda parte referem-se a temas mais objetivos, assumindo um caráter engajado. Jogando entre o emocional e o racional, os poemas tocam a sensibilidade pelas imagens que evocam: não há como ficar indiferente, afinal, nas palavras do próprio poeta, quem não gosta de poesia é uma boa rima pra gosta…

 

MEU BRASIL DE A a Z
56 pgs – Vários artistas – Editora Paulus

Uma viagem poética e pictórica pela alma brasileira.

Este livro fala do Brasil Este é um livro para ver, ler, aprender, sonhar, fazer… As palavras encantam os poemas de Ulisses Tavares, as imagens e o convite feito por Maria Galas nos provocam. E é uma boa provocação, daquelas que precisamos em nosso cotidiano para nos lembrar da vida. Ele nos traz o Brasil de muitos lugares, jeitos e olhares. Fala da nossa gente, da nossa língua, da nossa alma, da nossa história, fala até do nosso café. Percorrê-lo é relembrar e reconhecer o Brasil. Nele os poemas evocam Almeida Júnior, Rugendas, Rubem Valentim, Maria Martins, Tiriyós, Samico e outros, para retratar nosso país pelo tempo na arte. Artistas que expressam o Brasil desde o cordel até a arte moderna estão presentes no jeito brasileiro que Ulisses e Maria Galas escolheram para falar de nosso país. Ele por meio dos poemas, ela por meio de uma cuidadosa e ampla seleção de obras, que juntos estão a nos ensinar um pouco sobre o Brasil, convidando-nos a recriá-lo, depois de lê-lo nas suas letras, cores, texturas e emoções. É um livro para todas as idades. Se você é pequenino, peça a um grande para lhe ajudar nessa viagem. Se você é grande, enleve-se e se deixe humanizar pela poesia e pelas imagens que com sutilezas vão além desse Brasil de A a Z.