Ulisses Tavares » Livros para Crianças

Livros para Crianças

ARITANA, O ÍNDIO QUE FOI À LUA
48 pgs – Ilustrado por Victor Tavares – Editora DCL

Diversão, reflexão e palavras em tupi-guarani.

Para se esconder da chuva, Aritana entra em um foguete. Dessa maneira, o pequeno índio dá a partida para que muitas aventuras aconteçam. Numa proposta interativa, o autor convida as crianças a participar da construção dessa emocionante história por meio de desenhos.
O texto transmite mensagens sobre a importância da vida em comunidade e da preservação da natureza. Aspectos pouco considerados numa sociedade onde as máquinas são mais importantes que uma conversa de amigos em volta da fogueira.

QUEM É ELA?
24 pgs – Ilustrações bordadas de Elma – Editora NoovhaAmérica

Obra inserida no PNLD – FDE e no Programa Nacional Biblioteca da Escola / PNBE, 2010.

Para ler brincando e brincar pensando!

Este é um livro para crianças espertas! O texto, rimado, esconde uma adivinhação que só vai ser revelada no final. Mas o grande barato é curtir o livro aos pouquinhos, devagar, de olho vivo nas ilustrações. Porque não são apenas desenhos. São uma mistura engenhosa e única de bordados (isso mesmo, bordados!), com ponto cruz, ponto cheio, ponto-atrás, apliques e tinta acrilica.

SERÁ UMA VEZ
22 pgs – Ilustrações de Ricardo Gibbons – Editora DCL

Pode ser que você seja um escritor quando crescer.

Um escritor mostra como é possível construir histórias diferentes para o simpático Jorge, um menino que existe na imaginação de seu criador.
O livro expõe as diferentes possibilidades de uma narrativa e, assim, estimula a imaginação das crianças, incentivando-as a criar suas próprias histórias.

FERINHA MEL – Retratos Inesquecíveis da Infância de Um Cão
24 pgs – ilustrações de Natália Forcat – Editora Escala Educacional

Um filhote de cão para filhotes de gente.

Narrada em primeira pessoa, a obra apresenta à criança as aventuras e desventuras de Ferinha Mel, um cão da raça English Spanniel, desde seu nascimento até os dias atuais.
Tudo de forma divertida e prazerosa.
Curioso é que o personagem, Ferinha Mel, existe mesmo e é filho do Tutty Antonio, outro cachorro de Ulisses Tavares que também virou livro.

AOS POUCOS FICO LOUCO
56 pgs – Ilustrações de Victor Tavares – Editora Scipione

Olhares poéticos sobre um mundo maluco.

Crise, guerra, violência, preconceito, poluição… Coisas ruins podem nos deixar loucos: de raiva, de amargura, de decepção. Mas o mundo também nos oferece coisas boas: uma comida gostosa, um sorvete refrescante, uma flor cheirosa e colorida, um bicho gracioso, uma paisagem exuberante.
Como sempre, Ulisses Tavares olha para o mundo com o coração aberto.

CRIANÇA FELIZ – Contos e Cantos
220 pgs – Organização de Nelly Novaes Coelho – Editora Criança Feliz

Lendo e cantando o pequeno leitor se diverte e aprende.

O livro, com mais de 100 ilustrações, traz contos best-sellers de Tatiana Belink, Machado de Assis, Giselda Laporta Nicolelis, Alina Perlman, Cristina Porto e Ulisses Tavares, entre outros. Acompanha um CD com músicas inéditas juntamente com as cifras e partituras das músicas.

A MARAVILHOSA SABEDORIA DAS COISAS
48 pgs – Ilustrações de Tati Móes – Editora Cortez

Ler, gostosa brincadeira!

Histórias recheadas de fantasias e um jeito de passar sabedoria, compartilhar sentimentos, beleza, ética e emoção. Nos apólogos, os personagens são objetos inanimados ou entidades abstratas, nem bichos nem gente, conversando, discutindo e que nos ajudam a entender e refletir sobre nosso tempo, nosso mundo e nossa vida. Neste livro, Ulisses Tavares retoma a arte de criar apólogos, com 12 histórias exclusivas.