Poesia Nota Dez!

Palestra – Oficina para Educadores

Do que se trata:

De uma palestra interativa onde Ulisses Tavares mostra com detalhes como é possível trabalhar criativamente a Poesia em sala de aula. Extremamente prático, dá dicas e procedimentos úteis para leitura, confecção, estudo e abordagens da Poesia de todos os tempos.

Conteúdo básico:

Ulisses faz uma viagem pelos 5 mil últimos anos da Poesia universal, adaptando as enes práticas dos próprios poetas ao longo do tempo para uso nos dias de hoje. Teatro, poesia de jornal, caligramas, motes, rimas, música, muitos e variados recursos para vibrar o coração dos estudantes do fundamental, do ensino médio e do universitário (o foco principal é a platéia que determina!)

Duração/participantes:

De duas a três horas. Melhor aproveitamento até 60 participantes.

Estrutura e Investimento:

Mesmas condições da récita Vida de Poeta.

 

Agendamento, Contatos, Detalhes:

Nathália Lippi: (11) 3865-3936
poetaulisses@terra.com.br 

Ou procure os divulgadores das Editoras:
Saraiva, Moderna, Paulus, Scipione, Via Lettera, Noovha América, Geração, Terceiro Nome, Editora do Brasil, Escala Educacional, Cortez Editora, Panda Books.


Explicação necessária:

Esta missão de Ulisses Tavares visa corporificar a preocupação de escritores, pedagogos, professores e cidadãos sensíveis brasileiros, com a pouca presença de prática e leitura de Poesia nas escolas de todos os níveis, oferecendo uma solução prática, não dispendiosa e com resultados a curto prazo.
Em diferentes formatos, estas oficinas e recitais vem sendo realizadas desde 1996, acolhidas por escolas, Universidade do Professor do Paraná, Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, Feiras e Bienais de Livros, Prefeituras, e entidades governamentais e particulares voltadas à educação e cultura.

Justificativas:

Embora seja um cisne, a poesia muitas vezes é vista como o patinho feio da literatura. Exatamente por ser abrangente e multifacetada, a poesia requer outras abordagens e estímulos para ser trabalhada em classe com crianças e adolescentes especialmente.
Além de ser um estímulo para a expressão da consciência do ser humano, a prática e leitura de Poesia se insere num contexto muito mais amplo e importante, ativando temas preciosos na Educação dos futuros brasileiros:

 

  1.         A Inteligência Emocional encontra na Poesia o caminho para se tornar realidade;
  2.         A Ecologia deixa de ser abstrata para fazer parte do dia a dia e dos gestos cotidianos que despoluem a comunidade;
  3.         A Criatividade encontra meios novos e surpreendentes de ser exercida;
  4.         A Língua passa a ser respeitada e as palavras ganham significados insuspeitados;
  5.         O Ser é valorizado numa sociedade onde o Ter conduz a tantos descaminhos;
  6.         A Integração, Cooperação e Trabalhos Coletivos preponderam a partir do momento em que o Indivíduo se percebe igual aos Outros nas emoções e na inquietude;
  7.         O Sentir e  Captar o Sentimento, expressando-o, ajuda a desbloquear tensões e conflitos;
  8.         A Poesia, por sua multiplicidade temática, pode ser o suporte para diálogos de todos os tipos;
  9.         Sendo um Gênero Literário que facilmente se amolda a formatos extra-livros, como escultura, Internet, fotografia, pintura etc., a Poesia desenvolve expressões artísticas;
  10.         O embasamento maior deste trabalho, enfim, é de que o mais importante é aprender a ler Poesia. Porque o resto já está tudo escrito. Na poesia e na vida.